OFA Oxlade From Africa Album
Artista: Oxlade
Música: OFA (Album)
Qualidade: 256 Kbps
Ano de Lançamento: 2024
Tamanho: MB
O projeto recém-lançado consiste em 16 faixas sólidas com popcaan, Flavour , Sarkodie , wander coal , fally Ipupa e muito mais.
No OFA (Oxlade From Africa) de 2024, o cantor e compositor afro-fusion Oxlade se situa suavemente em termos geográficos, temporais e sonoros. “OFA é uma combinação de música africana clássica vintage e afrobeats modernos”, Oxlade conta à Apple Music. “É um conjunto de trabalhos que viaja pelo tempo e pelo ritmo. Você vai ouvir alguns elementos que crescemos ouvindo e os sons atuais do nosso tempo.” Unindo gerações por meio de colaborações com Bobi Wine, Fally Ipupa, Flavour, Wande Coal e Sarkodie, o artista nascido Ikuforiji Olaitan Abdulrahman combina seu espírito pioneiro com uma obstinação própria. “Senti que era hora de causar meu próprio impacto”, diz Oxlade. “Estou continuando o legado que as lendas que vieram antes de mim começaram.” À medida que inflexões hipnóticas de falsete unem eras, os fundamentos conceituais do OFA revelam uma busca maior. “’Offa’ significa flecha em iorubá”, Oxlade compartilha. “Como o grande Fela costumava dizer, a música é a arma para curar a humanidade de si mesma. Este sou eu literalmente [oferecendo isso].” Aqui, ele nos fala sobre OFA (Oxlade From Africa), faixa por faixa.
“INTERLUDE” (feat. Bobi Wine)
“Eu sinto que a fama e a plataforma que Deus me deu não devem ser usadas apenas para música e entretenimento, e é por isso que decidi falar durante a era #EndSARS. Ter Bobi Wine nisso também é como nostalgia. O nome desse interlúdio é ‘D PTSD’ — PTSD democrático. Sou eu lembrando à juventude africana que o poder ainda está em nossas mãos, e não devemos esquecer pelo que estamos lutando, que é uma boa governança.”“OLAITAN (OLAOLUWA)”
“Olaitan é meu nome real, e este sou eu cantando sobre minha história. [Nós] africanos sempre temos nomes muito profundos e eu sinto que meu nome é uma representação de quem eu sou. Significa favor sem fim, riqueza sem fim e graça sem fim de Deus.”“BLESSED” (com Popcaan)
“Eu sinto que este álbum pode passar por um álbum gospel por causa da quantidade de positividade e declarações proféticas que ele envolve. Popcaan me disse que uma das razões pelas quais ele pulou na música é porque eles não esperam que pessoas da nossa idade façam músicas tão positivas. O mundo está saturado de ostentação sobre dinheiro, violência e vaidade; nem mesmo se lembrando do lado positivo. É isso que ‘BLESSED’ faz — todos podem ouvir essa música, aumentar sua autoestima e se lembrar do que Deus fez em suas vidas.”“INTOXYCATED” (com Dave)
“Esta é uma história das minhas experiências, convertida em música. É uma música narrativa que fala sobre as situações cotidianas de desgosto em que nos encontramos. Eu dizendo que sinto que o amor é superestimado estava vindo de um lugar de raiva e fúria, basicamente. Se eu quisesse outra pessoa no disco, tinha que ser Dave porque ele é um dos maiores contadores de histórias do nosso tempo.”“IFA” (com Fally Ipupa)
“Esta música é uma prova da minha teimosia e da minha força de vontade. É um sonho que se tornou realidade para mim ter esse tipo de música no meu catálogo! Fally é um ser humano muito bom, e não apenas um grande artista.”“KU LO SA”
“Mudando vidas, quebrando paradas! ‘KU LO SA’ abriu a porta para eu ter um amor inexplorado e ilimitado de novos mercados, regiões e públicos. Essa música literalmente me deu o propósito para esse álbum. Comecei a nomear músicas de uma forma africana por causa de ‘KU LO SA’. Inglês é nossa língua emprestada, então tentei ter certeza de manipular o máximo de nomes que pude no álbum.”“OVAMI” (feat. Flavour)
“A razão pela qual ‘OVAMI’ é um disco é por causa do Flavour. Eu senti que já tinha feito tudo de acordo com o que meu conhecimento podia carregar. Eu precisava dessa autenticidade e de alguém daquele mundo para me ajudar a elevar a música. É como se você adicionasse o ingrediente final à sua sopa: Flavour foi o fator X neste disco.”“ARABAMBI”
“’ARABAMBI’ significa o escolhido e o filho da comunidade. Todo rei precisa de uma rainha e esta sou eu apenas serenatando a merecida rainha. Atrás de cada homem há sempre uma mulher ajudando você a equilibrar sua vida, e esta é uma música para esse tipo de mulher.”“TAMUNO INTERLUDE”
“Este é um canto espiritual em Okrika da tribo Ijaw. É como um despertar e então apenas exaltar a presença de Deus em minha vida.”“ASUNASA (HOLD YOUR WAIST)” (feat. Wande Coal)
“Wande é meu ‘pai da música’, e ele estar no meu álbum de estreia foi uma escolha óbvia para mim. Sou grato por poder lançar esse tipo de música. Poder vê-lo fazer música foi tão surreal para mim! Sempre fico impressionado quando vejo Wande por causa do impacto que ele teve no Afrobeats em geral. É uma prova de quão longe eu cheguei — de fã para colegas com um dos maiores que já fizeram isso.”“PIANO”
“’PIANO’ é uma prova do tipo de música que imagino que a África ouvirá nos próximos 10, 20, 30 anos. Este sou eu misturando jazz e afrobeats. Comecei essa tendência com uma música chamada ‘Shugar’, que por acaso foi meu primeiro disco lançado. É o lado acelerado de Oxlade; o lado festeiro. Sou mais conhecido pelo tipo de música de andamento médio e choro lento, então essa música mostra uma destreza que sinto que o mundo merece ouvir.”“OLOLUFE” (part. Sarkodie)
“Sinto que eu e Sarkodie estamos nessa corrida há um tempo. Sark é muito importante para minha trajetória em Gana e na África em geral. É um sonho que se tornou realidade ter um dos rappers mais doentes para agraciar o palco do hip-hop africano no meu álbum de estreia. Uma boa corrida merece outra!”“RMF”
“Essa fonte de inspiração é o Afrobeat, sem o ‘s’ — você pode ouvir o bop, trompas e saxofones do Fela enlouquecendo neste disco. Este é um exemplo de como eu misturo música africana clássica com nossos Afrobeats modernos. Ele também tem segmentos onde eu mostro minha destreza lírica porque comecei como rapper. ‘RMF’ também é profético — é onde eu me imagino. Todo mundo quer ser rico, e eu sou totalmente a favor dessa vida.”“ON MY MIND (OMM)” (feat. Tomi Owó e Ojahbee)
“’ON MY MIND’ é inspirado na house music sul-africana. É um disco Afrobeats inspirado em house e groove. Eu tinha que representar porque este é um álbum africano e eu tinha que mostrar as diferentes maneiras como a música africana soa.”“KATIGORI”
“Esta é uma declaração enfática para os céticos! Sinto que o poder da língua é muito subestimado — o que você profetiza e o que você fala para a existência molda quem você realmente é. Por que estar na fila dos três primeiros quando você pode estar na sua própria pista? Estou tentando me isentar de qualquer grupo. Eu não deveria ser encaixotado e colocado em nenhuma lista porque ninguém faz como eu e eu também não posso fazer como ninguém. ‘KATIGORI’ sou eu deixando você saber que Oxlade é um de um. Sou eu profetizando que, se não agora, um dia, as pessoas perceberão o quão especial e diferente eu sou.”“OFA”
“Nesta vida, todos nós estamos lutando uma batalha [que é] espiritual, física ou mental. Estamos todos tentando vencer e prevalecer, então sou eu dizendo palavras proféticas para as pessoas que ainda não viram a luz. Sou eu exaltando a mim mesmo e o que Deus está fazendo na minha vida.